A forma de lidar com o luto é muito particular e varia de pessoa para pessoa. Não há uma maneira correta. No entanto, há ferramentas que podem auxiliar alguém enlutado a passar por esse momento e transformar a dor e a tristeza em saudade e boas lembranças.
Uma delas, por exemplo, é através de alguns filmes. Afinal, o cinema e suas boas histórias são capazes de cativar, entreter e também jogar luz sobre diversas situações do cotidiano, fazendo quem assiste refletir e descobrir novos pontos de vista.
Por isso, separamos 3 filmes que podem ajudar você ou alguém que você conheça a lidar com o luto. Continue a leitura até o final e confira as opções.
A Cabana é a adaptação cinematográfica de um clássico da literatura mundial. Na história, Mack Phillips, um pai que perde a filha assassinada, está em profunda depressão e passa a questionar Deus e todas as crenças que possuía antes da tragédia familiar.
Entretanto, ele recebe uma carta misteriosa, uma espécie de chamado, para voltar à cabana onde o crime aconteceu. Lá, ele terá um encontro com Deus, onde o questionará sobre o porquê dessa divindade a quem ele prestava devoção não ter impedido todo o sofrimento pelo qual passou.
É uma obra excelente para identificar as fases do luto e, talvez, ser o pontapé para o entendimento da partida de um ente querido.
Esse filme é mais uma adaptação de uma obra literária. Na história, Will é um milionário aventureiro que fica paraplégico depois de sofrer um acidente.
A partir de então, ele começa a contar com a ajuda de uma jovem cuidadora, Lou. Juntos, eles têm uma ótima relação e começam a se apaixonar no decorrer da história, até que um fato impede que os dois possam viver esse amor por mais tempo.
Como eu era antes de você é uma história que serve para que vejamos o quanto precisamos aproveitar a presença daqueles que amamos enquanto eles estão ao nosso lado, vivendo momentos preciosos.
Por fim, “UP - Altas Aventuras” é uma fofa e divertida animação de 2009 que conta a história de Carl, um idoso enlutado pela morte de sua esposa. Sua única razão de viver é realizar o último desejo da amada: viver no meio de uma floresta. No entanto, em meio a esse processo de mudança, ele ganha um novo amigo: um garoto de 8 anos que vai ajudá-lo a encontrar um novo jeito de viver a vida e ressignificar o luto. Uma opção de filme capaz de agradar e fazer refletir pessoas de todas as idades.
Esses foram os 3 filmes para lidar com o luto que separamos para te ajudar a enfrentar esse momento tão delicado e, por vezes, solitário. Confira outros posts do nosso blog e conte sempre com o apoio e os serviços do Parque das Flores nos momentos em que mais precisar.