Quem pode ser cremado?

Apesar de cada vez mais pessoas aderirem ao processo, a cremação ainda gera muitas dúvidas e segue envolta por vários mitos. Há questionamentos, inclusive, sobre quem pode ser cremado e o que é preciso para que esse procedimento aconteça.

Pensando nisso, o Parque das Flores preparou esse post para te esclarecer sobre o assunto e descobrir quem pode utilizar a cremação. Continue a leitura até o final e confira!

O que é a cremação?

A cremação consiste na incineração do corpo de forma rápida, segura e higiênica, utilizando aparelhos que foram feitos exatamente para esse processo. Ela é cada vez mais popular em todo o mundo, devido à sua praticidade, simplicidade e menor custo em comparação com o sepultamento tradicional.

Como funciona?

Antes de dar início à cremação, é comum que ocorra uma breve cerimônia de despedida reunindo amigos e familiares, que dura entre 10 e 15 minutos. Depois, a urna, sem alças e vidros, é colocada em um forno próprio para o procedimento, que atinge uma temperatura de até 1200 graus.

A partir daí, por conta do calor, as células do corpo começam a passar para o estado gasoso, enquanto a urna e as roupas passam a ser completamente consumidas. Ao fim do processo, são obtidas as cinzas do falecido, que são entregues aos familiares.

E todo esse processo, é importante lembrar, acontece de forma individual: o corpo não entra em contato com outros restos mortais.

Processo milenar

A prática da cremação é antiga, data de 1000 a.C. na Grécia. Por lá, era considerado um destino nobre para quem havia partido. Há também a suspeita de que em algumas regiões da Austrália, ela já acontecia há cerca de 20.000 anos antes de Cristo.

Popular em vários países

Em países com pouca extensão territorial e grande densidade populacional, como o Japão, a cremação é mais popular em relação ao sepultamento. O mesmo vale para regiões onde o budismo e o hinduísmo são as religiões com maior número de seguidores. Segundo essas crenças, o fogo tem a capacidade de purificar a alma e permitir que ela se liberte do corpo.

Vale lembrar, no entanto, que as religiões católica e evangélica não possuem restrição quanto à cremação. No caso da doutrina espírita, é preciso aguardar um período de 2 a 3 dias, tempo que seria necessário para o espírito se desvincular do corpo físico e desencarnar.

Quem pode ser cremado?

Qualquer pessoa pode ser cremada, desde que deixe um registro dessa sua vontade e comunique à família. O documento deve ser registrado em cartório. Um parente de primeiro grau também pode autorizar o processo. Mas, no caso de morte violenta, a cremação precisará ser autorizada judicialmente.

Agora que você já sabe quem pode ser cremado, se essa for sua vontade, saiba que o Parque das Flores já conta com o serviço de cremação. Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores para saber mais detalhes.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Política de Privacidade