Cada pessoa lida com o luto de uma forma diferente. É preciso respeitar o tempo e as emoções que o enlutado vivencia. Mas, além de estar ao lado, prestando apoio, podemos também sugerir formas de auxiliar nesse momento delicado, como livros para lidar com o luto.
Por isso, preparamos esse post com algumas sugestões de leitura que podem ajudar e muito a entender melhor essa dor e transformá-la em saudade. Continue lendo até o final e confira.
Nessa obra, C.S. Lewis apresenta um lado até então desconhecido do público. Ele detalha a dor da perda de sua amada, em meio a muita indignação e intensidade. Essas características fazem do texto mais real, sincero e de fácil identificação por quem também está passando ou já passou pelo luto.
O autor detalha ainda uma conversa com Deus, onde ele se vê em um julgamento, ocupando vários papéis ao mesmo tempo: juiz, testemunha e réu.
No livro do escritor português José Saramago, após tantos anos sendo odiada pela humanidade, a morte abandona a Terra. Leitos de hospitais se encontram repletos de doentes que não podem morrer, faltam asilos, a Igreja é afetada e o governo também.
Enquanto aproveita a prerrogativa para criticar diversos setores da sociedade, Saramago também nos leva a refletir sobre a importância que tem o fim da vida.
A vida de três jovens se entrelaça em um momento delicado. É isso que acontece em De coração para coração, de Lurlene McDaniel. O livro aborda a doação de órgãos a partir de Elowyn, que se manifesta como doadora ainda em vida.
Esse momento chega antes do que sua amiga, Kacey, esperava. O coração de Elowyn é destinado a Anabeth, adolescente de 16 anos que nunca teve uma amiga. Ao receber o transplante, na busca por agradecer e saber mais sobre a doadora, Anabeth se aproxima de Kacey e as duas passam a fazer importantes reflexões sobre a vida enquanto tentam manter a memória de Elowyn viva
Na história de Cecília Ahern, Gery e Holly começaram a namorar ainda na infância. Os dois casaram e são felizes, quando uma tragédia acontece: a morte de Gerry. Perto de seu aniversário de 30 anos, sentindo-se sozinha e deprimida, Holly começa a encontrar cartas assinadas pelo seu amado, onde ele a incentiva a seguir sua vida e ser feliz com um novo amor.
Com a ajuda de sua família e amigos, Holly passa a rir, cantar, chorar, dançar e se tornar uma mulher mais corajosa do que nunca.
Esse livro é escrito pelo psicanalista Luiz Alberto Py. Nele o autor faz reflexões sobre o sofrimento que vem com a perda, e como podar os pensamentos que vem à cabeça nessas horas pode ajudar a lidar com a dor e transformá-la em força e energia.
É um livro que busca mostrar a morte como uma proposta para cuidarmos cada vez mais da nossa autoestima e da nossa saúde.
Essas foram as indicações de livros para lidar com o luto que separamos para você. Veja mais conteúdos como esse aqui no blog do Parque das Flores.